top of page

Minha Abordagem

Minha abordagem consiste na aplicação da técnica psicanalítica que é um método psicoterapico, criado por Sigmund Freud (médico neurologista), para aliviar o sofrimento das pessoas. 
Na sua época, já exercendo a medicina, Freud se deparou com diversos casos de adoecimento dos quais a medicina de sua época não era capaz de abordar, ainda hoje, posso dizer que apesar do avanço da medicina e da ciência, a psicanalise continua sendo uma "peça" fundamental no tratamento de diversos tipos de adoecimento e de sofrimento.

trabalhando em casa

Mas afinal, o que é psicoterapia?

É um tratamento que ocorre por meio da técnica psicanalítica, que consiste na discussão, abordagem, elaboração de problemas ou questões apresentadas pelo paciente.

Por que a Psicanálise?

Nada na psicanálise é de pouca importância, por mais estranho, desconfortável ou sem sentido que possa parecer, muitas das respostas se encontram nestes labirintos mentais.

Por sua ampla aplicação e relevância a técnica é capaz de adentrar e desvendar segredos que muitas vezes não sabemos sobre nós mesmos, sem que esses aspectos sejam integrados, não existe a possibilidade muda-los ou aceitá-los.

Como eu digo, o inconsciente é como uma linha que passa entre os olhos, bem no campo cego da visão. A questão é que o inconsciente, é um "espaço" dentro da nossa mente e alguns conteúdos podem estar em conflito causando o adoecimento.

O papel do psicanalista é ajudar o paciente a compreender o significado e o papel do adoecimento em sua vida, proporcionando um ambiente de escuta seguro onde o paciente pode experimentar ser.

As causas do adoecimento podem estar em vários momentos da história do paciente, no geral, as raízes se encontram na infância ou nas primeiras experiências vividas. Experiências de abandono, desamparo, falta de segurança, dificuldades e medos, são experiências traumatizantes e podem tomar proporções que prejudiquem a qualidade de vida do paciente. 
 

Linhas teóricas

Minha linha de trabalho principal é a Freudiana, porém estudo e aplico outras linhas, a definição da abordagem depende da estrutura psiquica do paciente, das questões que ele deseja trabalhar, sendo elas a clinica Lacaniana, Kleiniana, Winnittiana e outras.

bottom of page